Mapa do site

Início

História

Caso República

Documentos

Iconografia

Ligações

Bibliografia

Conclusão


Agradecemos a...


Contacto



Conclusão





Com o seu último número publicado em Janeiro de 1976, o jornal "República" pertence hoje à história da imprensa portuguesa. A sociedade actual já pouco tem a ver com as disputas entre PS e PCP para a tomada de poder. Poucos jovens saberão dizer o que aconteceu no Largo da Misericórdia naquela Segunda-feira, dia 19 de Maio de 1975.
Se, por um lado, ao suscitar a reflexão sobre questões como a do direito à informação, a organização da empresa jornalística ou a participação dos trabalhadores nos destinos das empresas, contribuiu para a instauração da democracia pluralista, o jornal "República" foi, por seu turno, vítima de instrumentalização política: por um lado a tese socialista afirmando que o PCP teria tentado uma apropriação do jornal, inserida numa política organizada de controlo dos órgãos de comunicação social e, por outro, a tese comunista acusando o PS de empolamento dos factos com o intuito principal de denegrir a imagem do PCP e, simultaneamente, de se autopromover.
Seja com for, o "República" continua a ser um eco da defesa das liberdades antes e depois da queda do fascismo e o "Caso República" um testemunho das lutas partidárias que tiveram importância inquestionável no desenrolar da situação política de Portugal no período pós 25 de Abril.




O Caso República
1997 - Lisboa, Portugal

Comentários para o webmaster

Trabalho realizado por:
Pedro Miguel Guinote
Rui Miguel Faias
Mário Rui Nicolau


NÓS apoiamos esta causa
Associe-se a nós, copie esta imagem para a sua página