Crónicas
Navegação

Procurar
 
Outras crónicas deste autor
- "Bem-vindo ao Congo"
- "Terão de me engolir"
- A aviação brasileira anda nas nuvens
- A aviação brasileira anda nas nuvens (2)
- A grande decisão
- A matança dos inocentes, o silêncio dos indecentes, e outras denúncias urgentes
- A propósito do Dia do Professor no Brasil
- A Santa Inquisição vai ao Brasil
- A votos de novo por vontade do povo
- Brasil do real, cai na real
- Cidade Maravilhosa
- E os Direitos Humanos dos humanos direitos?
- Fundamentalismos
- Fuzilando a Dignidade e a Vida
- George W. Bush será condenado à morte?
- Instantâneos (10)
- Instantâneos (11)
- Instantâneos (12)
- Instantâneos (13)
- Instantâneos (14)
- Instantâneos (15)
- Instantâneos (16)
- Instantâneos (17)
- Instantâneos (18)
- Instantâneos (19) de 4 a 9 de Junho



...do Brasil
Instantâneos (25) de 16 a 21 de Julho por José Luiz Farinha

Notícias breves coligidas dia após dia dos noticiários de seis emissoras de televisão do Brasil (SBT Brasil, Jornal da Record, Rede TV News, Jornal da Band, Jornal Nacional e TVE Brasil), e de uma rádio de 24 horas de noticiários, comentários e entrevistas (CBN, Central Brasileira de Notícias), acompanhadas de pequenas notas introdutórias ou comentários finais, poderão contribuir para uma visão mais penetrante da realidade brasileira.

Dessas notícias nunca foram exigidos, pelas mesmas vias ou outras conhecidas, desmentidos nem direitos de resposta, pelo menos até uma semana depois de difundidas.

Sempre que houver possibilidade de reproduzir o texto tal qual foi lido pelos respectivos locutores, ele será colocado "entre aspas". A não ser assim, ficará escrita a notícia tão fielmente quanto o permitam as nossas palavras.

► Homem de 25 anos espanca outro de 65 por ter batido por trás no carro que o mais velho conduzia (?!...).O agressor, que não tem carta de condução, fugiu mas foi localizado. Prestou declarações numa esquadra da Polícia e libertado em seguida. A vítima apresenta vários traumatismos (de crânio, de maxilar, de outras partes do rosto, e parte de uma orelha arrancada).

► Em 2006, 19,5 mil crianças foram vítimas de violência doméstica no Brasil.

► A cidade de Diadema, do estado de São Paulo, comemora 5 anos de lei seca que diminuiu em 60% o número de homicídios.

► Inquérito revela que os brasileiros consideram corruptos os três Poderes do Estado, sendo apontado como o mais corrupto o Legislativo, a seguir o Executivo, e depois o Judicial.

► Abertura dos jogos pan-americanos, no Rio de Janeiro, pára o Brasil frente à tv. Foi numa sexta-feira, dia de trabalho.

► O presidente da república, Lula da Silva, é vaiado por milhares de pessoas no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na cerimónia de abertura oficial dos jogos pan-americanos. O presidente diz que não vai estar presente na sessão de encerramento, mas acrescenta que isso não se deve às vaias recebidas. Foi a primeira vez, em dois mandatos, que Lula esteve num banho de multidão num evento não controlado pelo Governo ou pelo seu partido.

► Os atletas brasileiros dos jogos do pan...

► A aldeia dos atletas dos jogos pan...

► As primeiras medalhas dos jogos pan...

► Atletas brasileiros com dopping expulsos do pan...

► Atletas brasileiros fazem sucesso no pan...

► Atletas brasileiros perdem por uma cabeça de alfinete e choram no pan...

► Os namorados e as namoradas dos atletas do pan...

► As mães emocionadas dos atletas brasileiros do pan...

► Os pais orgulhosos dos atletas brasileiros do pan...

► Pan... pan... pan... Assassinado mais um polícia por vingança de quadrilha.

► O caos aéreo continua.

► Airbus da transportadora aérea brasileira TAM derrapa na pista principal do maior aeroporto brasileiro, em São Paulo, penetra num edifício de três andares da própria companhia, explode e faz explodir um posto de gasolina ao lado. A aterragem foi feita debaixo de chuva. O número de mortos, entre ocupantes do avião e funcionários que se encontravam no prédio, vai em 213, após 72 horas de rescaldo. O resgate dos restos dos corpos continua, e não tem data prevista para terminar.

► A pista onde se iniciou o acidente com o Airbus da Tam estivera fechada para obras de reparação, designadamente para oferecer melhores condições de segurança, em particular com tempo chuvoso.

► Decorridas 72 horas sobre o acidente com o Airbus da TAM, a companhia ainda rectifica o número de passageiros que transportava nesse voo. Como poderão avisar os familiares das possíveis vítimas, se não sabem quem viaja nos aviões?

► O presidente da República, Lula da Silva, faz uma comunicação ao país em que se limita a adiantar algumas intenções quanto a novo aeroporto. No dia seguinte, alguns passageiros dizem ter vergonha de ser brasileiros.

► (...) "O Boris Casoy foi calado, despedido por ordem do Lula. Agora o Jabor foi processado, condenado, calado por ordem do Lula. [trata-se de jornalistas brasileiros, críticos em relação ao comportamento do actual governo] (...) O Diogo Mainardi, alem de processado, sofreu ameaças de morte no jornal do MR-8 (da base aliada do Lula). [outro jornalista] (...) Há Medida Provisória enviada pelo Lula ao Congresso, instituindo a censura prévia aos programas de radio e TV. Estão gritando CENSURA PRÉVIA, que ocorrerá inclusive com os programas jornalísticos. Os censores já estão nomeados. São eles jovens estudantes da Universidade de Brasília (todos petistas é claro). Agora só faltam as torturas e os desaparecidos" – de um e-mail que circula na Internet.

► Comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo: "A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário De Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente ´Lula´ até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura." Em outro trecho: "Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!"

► No sábado, dia 21, verificou-se mais uma avaria no sistema de controlo de tráfego aéreo, desta vez em Manaus, capital do estado de Amazónia. Todo o tráfego que sobrevoava as regiões Norte e Nordeste ficou sem comunicações, efectuando, portanto, voos cegos. Voos internacionais foram obrigados a retroceder. Verificaram-se 573 atrasos e 144 cancelamentos.

► Por falta de contactos, um avião que se deslocava para a Disneylândia teve de voltar para trás, provocando o pânico nas crianças que lotavam o aparelho.

► Num aeroporto, pessoas chegam com 5 horas de antecedência, e o voo acaba por ser cancelado.

► Turista sul-africana diz: "Brasil, nunca mais...".

► No aeroporto internacional de Belém, capital do estado do Pará, passageiros esperam 12 horas para fazer uma viagem de 50 minutos.

► As meninas brasileiras do vólei captam as atenções no pan (e no país)...

► As medalhas de ouro para o Brasil chovem no molhado das piscinas do pan...

► Os noticiários da manhã, da tarde e da noite são monopolizados pelo pan...

► O pan é panaceia...

► Enquanto houver pan, a panelinha da pandilha de pantomineiros respira de alívio no pantanal da panlítica, perdão, política...

José Luiz Farinha
Texto inserido em:22/07/2007



José Luiz Farinha



Copyright - Lisboa, Portugal - 2006 - EUSOU.COM